A Lovers & Lollypops foi criada em 2005, fruto da urgência característica do DIY,  do impulso em fazer acontecer e da vontade de documentar e dar a conhecer toda a música que, na altura, nos entusiasmava.   
Dezassete anos e mais de cem discos depois, essa continua a ser a grande motivação: registar aquele que tem sido um dos momentos mais férteis da criação musical feita em Portugal e além fronteiras, através da edição discográfica, da promoção e do agenciamento.

Desde os primeiros passos e paralelamente à actividade editorial, a L&L enveredou pela organização de concertos e festivais - dos quais se destacam os icónicos Milhões de Festa e Tremor - num constante acto de reinvenção,  procura de novos caminhos e linguagens, que se juntam em torno de ideias fundadoras como a frescura, o lirismo e a persistência.   

Agenda

10 abr.
18:00
Lovers & Lollypops, Porto
Workshop de percussão com Sarine
Workshop de percussão com Sarine @ Lovers & Lollypops, Porto

Donativo Consciente

10 abr.
19:00
Lovers & Lollypops, Porto
Sessão de Escuta "Ritos do Colapso" de Deafkids
Sessão de Escuta "Ritos do Colapso" de Deafkids @ Lovers & Lollypops, Porto

Originalmente criados durante a era pandémica e divididos em três tomos, Ritos do Colapso baseia-se na criação de sons curtos e incomuns, com diferentes moods e aproximações. Um disco de tom abstrato com foco nos ritmos e nas manipulações eletrónicas, que desenha uma espécie de banda sonora de cenários imaginados do futuro.
A sessão de escuta contará com a presença dos DEAFKIDS para uma conversa sobre o disco. 
A entrada é livre. 

Bilhetes

18 abr.
19:00
Lovers & Lollypops, Porto
Mixing Tales com Saya
Mixing Tales com Saya  @ Lovers & Lollypops, Porto

Revisitar, misturar, ligar. São estas as premissas das Mixing Tales, sessões regulares onde a Lovers & Lollypops desafia Djs próximos a criarem um set exclusivamente com músicas do seu catálogo e arquivo de edições. Nesta primeira sessão, que terá transmissão em direto na Rádio Temporária do Bonfim, o convite segue para Saya, dj e ativista de raízes hispano-palestinianas radicada no Porto. 

Entrada Livre.

Bilhetes

30 abr.
19:00
Lovers & Lollypops, Porto
Sereias
Sereias  @ Lovers & Lollypops, Porto

Dois anos volvidos desde o lançamento do segundo LP, os Sereias reúnem-se na Lovers & Lollypops para revistar um repertório que se assume, cada vez mais, como música de intervenção para os tempos modernos. 

Bilhetes

15 mai.
19:00
Lovers & Lollypops, Porto
Julius Gabriel + HOMO
Julius Gabriel + HOMO @ Lovers & Lollypops, Porto

JULIUS GABRIEL
Primeira data de apresentação a norte para o novo disco de Julius Gabriel. Tales From the Subterranean, o  quinto álbum a solo do saxofonista, não é “música de pandemia” mas sem a pandemia não teria existido. O silêncio fez Julius ouvir o som, mas depois precisou de perceber como o poderia amplificar, criar e gravá-lo sem perder as características eletroacústicas da ideia.
Ao longo de doze temas, Julius evoca diferentes caminhos que esses ritmos podem seguir, assume emoções - ou inseguranças e ansiedades - através da ordem e dos tempos em que sobrepõe camadas e faz com que o som penetre em nós com euforia, medo e satisfação. Ausente de contenção, assente na ideia de que a libertação destes sons é uma emancipação, para se olhar e seguir em frente com optimismo. De dentro para fora. 

HOMO - Apresentação de Pearl Harvest At Sun Source 
HOMO é o veículo para o trabalho a solo de Filipe Silva, músico portuense que é também membro de HHY & The Macumbas e compositor de bandas sonoras para teatro. 
O seu trabalho como HOMO assume um carácter nómada em termos estilísticos, abarcando abordagens como a exploração de uma única fonte sonora, como vocalizações de golfinhos em “RESURRECTED DELFINARIUM” (Tesla Tapes, 2022) ou uma guitarra acústica modificada em “LUNAR IN AZURE” (Leviatã, 2023) ou, por outro lado, a escultura de canções oblíquas e texturalmente densas, como em "A GOOD DOG IS A BAD WOLF" (Tunguska, 2019) ou “ALTERED EGO” (MuteAnt Sounds, 2022), tecendo narrativas não-lineares, ancoradas nos meandros da psique. Apresenta-se ao vivo no espaço da L&L para apresentar o mais recente trabalho, Pearl Harvest At Sun Source. 

26 mai.
17:00
Lovers & Lollypops, Porto
Meth Math
Meth Math @ Lovers & Lollypops, Porto

Trio esotérico mexicano composto pela cantora Angelicá Ballesteros e os produtores Bonsai Babies e error.error, os Meth Math estreiam-se em Portugal com uma extensa tour por diferentes cidades. Trazem consigo Chupetones, um LP de estreia que vive da dicotomia que alimenta a energia da banda: uma festa gótica onde se dança (ou melhor perrea) e se chora. As nove canções que compõem este registo - numa mistura entre as batidas do neoperreo e sons eletrónicos estilhaçados - são uma espécie de ode aos desamores e uma guestlist de entrada para um qualquer clube pós-apocalíptico. Certo é que Chupetones é um portão gigante, só não sabemos se para o céu ou para o inferno. 

20 jun.
19:00
Lovers & Lollypops, Porto
Adelaida
Adelaida @ Lovers & Lollypops, Porto

A música de Adelaida transcende as fronteiras do convencional, ao criar uma tapeçaria de pura fantasia onde se fundem o celestial e o místico. A partir da Catalunha - onde reside e produz - tem libertado uma malha de trabalho que é um reflexo, claro, do seu passado nas Belas-Artes e música coral. Aqui, a voz é o foco central, inequivocamente marcada pela forma particular com que Adelaida explora o seu potencial expressivo. 


No seu segundo trabalho - a ser editado em breve - colabora com os produtores MANS O e Pura Cadera, fazendo antecipar um ambiente mais sombrio e barroco, onde se evocam paisagens surreais e reinos quiméricos. Para esta data no Porto, espera-se um concerto de pura intimidade e um convite aberto a que mergulhemos no universo evocativo da sua música. 
 

Próprias

Tremor

(2014-Presente) O Tremor é um festival experiência que pretende criar uma plataforma de criação em diálogo constante com o território e a comunidade dos Açores, com particular enfoque na ilha de São Miguel, onde se realiza. Tendo como ponto de ignição a música, o Tremor integra, a cada ano, um conjunto de concertos que, ao longo de cinco dias, ocupam salas de espectáculo, espaços comerciais e pontos de interesse turístico. São imagem de marca do festival os Tremor na Estufa, concertos surpresa que não raras vezes acontecem em espaços naturais, e os Tremor Todo-o-Terreno, caminhadas sonorizadas que imaginam uma experiência plástica e sónica desenvolvida para um trilho pedestre específico e que culminam numa apresentação, ao vivo, na natureza. 

Comprometido com o seu trabalho de ligação com a comunidade, o Tremor tem vindo a intensificar, desde 2014, o seu programa de residências, com um programa de criações exclusivas que relacionam a música com o território, activam a criação colaborativa com artistas dos Açores e envolvem diferentes comunidades na produção de espectáculos. São exemplos destas a colaboração regular com a Escola de Música de Rabo de Peixe e a Associação de Surdos de São Miguel, entre outras. 

tremor (2014-2018).jpgS. Miguel, Açores, 2014-presente

Barlos

(2022-Presente) A arte e ofício da olaria é um dos mais distintivos traços da identidade cultural de Barcelos. Representativamente resumido na figura do galo que é a sua espécie de imagem de marca, o figurado de Barcelos assume-se, dentro e fora de portas, como um dos mais sui generis produtos artesanais do país. Numa altura em que a sua preservação e continuidade enfrentam o desafio do envelhecimento dos seus mestres, o BARLOS pretende criar novos espaços de diálogo entre esta prática e outras linguagens e expressões artísticas contemporâneas. Um evento que tem como ponto de partida o Centro Comercial Barlos, localizado bem no coração da cidade, a partir de onde se propõe um conjunto de ações de cariz artístico sempre com ponto de ligação à artesanato local. O Barlos conta com duas edições (2022 e 2023) e integra oficinas, música, conversas, exposições e espectáculos de criação.

Barlos 2023Barlos, Barcelos, 2023

Encomendas

Música Entre Espécies Companheiras

Música entre Espécies Companheiras é uma série de concertos concebidos e realizados para, e com, cães e os seus parceiros humanos.

Inspirada no Manifesto das espécies companheiras de Donna J. Haraway e em estudos científicos sobre a inclinação dos cães para o som e a música, propôs uma série de concertos que resultaram de residências artísticas construídas a partir de dados e informações fornecidas por Amy Bowman, especialista em audição animal. O primeiro ciclo de concertos desenvolveu-se, durante 2023 em vários locais da cidade do Porto — entre parques caninos, jardins públicos e espaços inusitados — e contou com uma lista eclética de participações, em diálogo: OMNE, Gaspar Cohen & Francisco Babo, Violeta Azevedo & Ariyouok, Lendl Barcelos & Dora Vieira, Cobracoral e João Grilo & Suzana.

MEC_2023.jpgMúsica Entre Espécies Companheiras, Porto, 2023
Serralves em festa (2014-2017).jpg(Porto, 2014-2018)

Serralves em Festa

Festival anual organizado em Serralves que conta com várias atrações artísticas desde a arte performativa, música e artes plásticas.

FESTA outono (2016-2017).jpg(Porto, 2016-2018)

Festa de Outono 

No ambiente único do Parque de Serralves, a Festa do Outono marca a chegada da nova estação e celebra a época das colheitas, o reavivar de antigas tradições e costumes, demonstra saberes e práticas ancestrais ligadas à tradição rural, revividos no contexto contemporâneo de Arte e Paisagem que é Serralves.

Há luz no Parque 

Os públicos de Serralves podem visitar o Parque à noite nos meses de julho e agosto e conhecer, ou revisitar, percursos, árvores e elementos construídos icónicos, decorativamente iluminados, que transformam o ambiente noturno do Parque numa experiência única de magia e luz.

Há luz no parque (2016-2017).jpg(Porto, 2016-2018)

Ponte Party People

O Ponte Party People contou com quatro edições (2010, 2011, 2012 e 2015 e 2016) e teve lugar em Braga. Realizado num dos pulmões da cidade, o Parque da Ponte, o evento foi um dos primeiros, na região, a apresentar um cartaz musical composto apenas por música portuguesa emergente. 

Ponte party people (2016).jpg(Braga, 2016)
lessiestes.jpgLes Siestes Eletronics (Coimbra, 2018)

Les Siestes Életroniques

O festival Les Siestes Électroniques é um evento de Verão realizado anualmente em França e que, em 2018, começou a contar com uma edição portuguesa em Coimbra. Focando essencialmente em na música electrónica, o evento apresenta um line-up de artistas emergentes direcionando-se não só aos aficionados do género, mas também aos profissionais da área. O facto de se realizar ao ar livre e ser de entrada livre fazem do Les Siestes Électroniques um evento raro no cenário dos festivais europeus. 

salto da graça (2018).jpgMondim de Basto, 2018

Salto da Graça

Com sede em Mondim de Basto, o Salto da Graça é um evento que junta música e aventura, propondo iniciativas que, em diálogo com a natureza, desenham novas rotas de descoberta do território local e propõem uma nova relação entre a música ao vivo e o meio ambiente. Canoagem, voos em parapente, circuitos todo-o-terreno, caminhadas, passeios de bicicleta e canyoning são algumas das actividades desportivas que se completam com bandas sonoras e concertos exclusivos. 

GROIA

GRÓIA é o acrónimo para a secção editorial da VICE “Guimarães Rocka-Ó-Ió-Ai” e nasceu de uma parceria entre a VICE e a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. Neste festival actuaram nomes como Paus, Allen Halloween e Moullinex+Xinobi.

groia.jpgGuimarães, 2012

Musa

musa.jpgMUSA (2016-presente)

Produções Passadas

milhões de festaBarcelos, 2010-presente

Milhões de Festa

Desde 2010 que o Milhões de Festa tem como base a cidade de Barcelos, ponto a partir do qual se assumiu, em mais de dez anos de história, como um evento de referência no panorama musical do país, espaço de descoberta e encontro com novos movimentos artísticos e cenário para dezenas de estreias e concertos memoráveis. Apontando ao ecletismo, o Milhões de Festa conta, anualmente, com um leque diversificado de artistas nacionais e internacionais, um palco que é também uma piscina, um espaço de “taina” que incorpora o ADN da região onde opera juntando a música à comida, assim como um conjunto de propostas musicais e culturais que ocupam espaços da cidade, numa tentativa de promover o encontro do festival com Barcelos. 

Foi também em seu torno que se montou um movimento de criação musical a que alguns haveriam de chamar a “cena de Barcelos”, pautado pelo surgimento de um conjunto diverso de novas bandas bandas e um movimento de criação musical colaborativa que se mantém viva até aos dias de hoje.

20 XX Vinte

O 20 XX Vinte é um festival itinerante que propõe uma autêntica maratona de música e exposições non-stop. Com cinco edições até ao momento, realizadas em diferentes espaços do Porto, Guimarães e Lisboa integradas com algumas das iniciativas das mais recentes capitais europeias da cultura no país, o 20 XX Vinte pretende ser um exercício de "Estado de Arte" da cultura contemporânea portuguesa. 

20 xx vinte (2008-2014).jpgPorto e Lisboa, 2008-2014
Subscreva a newsletter:
barra.png

morada:

Rua de São Vitor, 143-A
4000-515 Porto,
​Portugal